Cromoterapia
Cura pelas Cores
Terapia através das cores
Cromoterapia é citada como medicina alternativa que auxilia no tratamento das doenças. As cores que as pessoas vêem são obtidas através da decomposição da luz que se divide em inúmeras faixas coloridas. De acordo com Newton, as cores são resultantes das variações de frequência originadas pelas ondas de luz emitidas pela luz solar. Existem muitas cores, mas os seres humanos só conseguem enxergar sete que são: violeta, verde, anil, amarelo, laranja e vermelho o branco é a soma de todas as cores, portanto não é mencionado. Segundo estudos as cores têm propriedades terapêuticas e podem ser usadas de varias formas para curar inúmeras doenças do corpo.
Como é aplicada a Cromoterapia
A cromoterapia pode ser aplicada de várias formas, através dos chakras é uma delas. Chakras são pontos onde nosso corpo capta energias e cada um possui uma cor distinta. Quando existe uma doença esses pontos entram em desequilíbrio e para devolver a harmonia entre elas é feito um diagnóstico que indica as cores que os pacientes mais precisam para fazer a sua cura, seja ela física ou emocional. É recomendado aplicar a cor referente ao local para estabilizar a energia e apressar a cura.
Além da cromoterapia, existem outras terapias que usam a cor como poder curativo, são elas:
Light Colour Beamer – esta terapia visa na utilização da cor através de um punho tipo caneta que projecta uma cor específica, e envia-se um feixe de luz determinado para a parte do corpo que necessita de tratamento.
Aura- Soma – Esta é uma terapia que visa a utilização de frascos pequenos com cerca de 70 combinações de cores. Cada paciente escolhe aleatoriamente as suas cores preferenciais, e as escolhas feitas pelo paciente indicarão ao terapeuta os traços que ajudarão a definir um diagnóstico.)
Elixires - A ingestão de água energizada com determinada cor. Consta essencialmente na utilização de garrafas de vidro com determinada cor, com água, que são colocadas à exposição solar, durante 2horas, para energizar a água com a cor correspondente ao chakra, emoções ou doenças a tratar.
Cura Energética da Aura. (Terapêutica realizada através da leitura da aura.)
Chamas sagradas (Sacred Flames) É uma terapêutica utilizada através do Reiki.
O que dizem as cores sobre a sua personalidade e quais seus efeitos terapeuticos.
Quando optamos por determinadas cores no nosso vestuário, significa que temos evidenciadas algumas características de personalidade específicas. E quando queremos despertar algumas características em nossa personalidade, podemos recorrer ao uso de determinadas cores que despertam essas características na pessoa.
Vermelho – Chakra Básico
Personalidade: As pessoas que usam vermelho são líderes, entusiastas, motivadoras, impulsivas, com grande espírito de iniciativa, destemidas,impacientes, por vezes um pouco teimosas e com dificuldade em saber quando parar.
Terapeutico: energético e revigorante, atua em casos de anemia, má circulação entre outros;
Pedras vermelhas: rubi, granada, ágata, cornalina.
Laranja – Chakra Esplênico
Personalidade: São pessoas muito artísticas, criativas, extremamente comunicativas, e tem muita facilidade em fazer amigos , sair com os amigos e viajar são as suas atividades favoritas, não se dão bem com rotinas e abominam que limitem a sua liberdade. São pessoas que mantém sempre uma grande jovialidade, e vivem sempre com uma alegria contagiante.
Terapeutico: estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio no organismo. É a cor do otimismo;
Pedras laranja: âmbar, topázio, quartzo enfumaçado.
Amarelo – Chakra Plexo Solar
Personalidade: pessoas muito inteligentes, concentradas, funcionam muito bem por objetivos, precisam de se sentir muito desafiadas intelectualmente. São pessoas sérias , muito exigentes consigo próprias e com os outros e que não gostam de errar.
Terapeutico: age no sistema nervoso central, favorece o raciocínio e a memória;
Pedras amarelas: citrina, topázio, zircão amarelo.
Verde – Chakra Cardíaco
Personalidade: São empáticos, muito bons ouvintes, carinhosos, cuidadosos. As pessoas adoram desabafar os seus problemas com eles porque sentem facilmente uma grande confiança. Estão sempre prontos a dizer uma palavra amiga. Calmos, pacientes, são, por vezes, um pouco lentos a realizar as suas tarefas.
Terapeutico: age no coração e na pressão sanguínea também acalma e descongestiona
Pedras verdes: esmeralda, turmalina, jade, ágata musgosa.
Azul – Chakra Laringeo –Azul Indigo - Chakra frontal
Personalidade: São corajosos, justiceiros, ativos, inspiram outras pessoas à mudança, muito rápidos nas suas decisões, não gostam de ordens e não gostam de seguir rebanhos. São muito autónomos e muito independentes e um pouco intolerantes com as pessoas que passam a vida a queixar-se.
Terapeutico: age diretamente no sistema nervoso central com propriedades antissépticas também é refrescante e adstringente
Pedras azuis: safira, água-marinha, turquesa, lazulita, ágata azul.
Pedras índigo: sodalita, ametista.
Violeta – Chakra Coronário
Personalidade: São originais, criativos, sonhadores e idealistas, sentem-se muito diferentes da maioria das pessoas. Têm uma perspectiva muito profunda da vida e são muito pouco ligados aos bens materiais. São pouco ambiciosos e muitas vezes sofrem de preguiça e de falta de persistência.
Terapeutico: é uma cor calmante e exerce sobre o coração e tranquiliza de forma mais abrangente do sistema nervoso central;
Pedras violeta/púrpura: ametista, cristal claro, sodalita, sugalita.
Branco – Chakra Básico
Personalidade: São pessoas que transmitem calma, serenidade, paz e que trazem até às outras pessoas uma visão mais clara sobre as suas vidas. São pessoas que têm vidas com situações bastante desafiantes e mesmo até extremas para que sirvam de exemplo e de inspiração a outras pessoas com processos de vida semelhantes ao seu.
Terapeutico: é a mistura de todas as cores e traz equilíbrio é perfeita para energizar todo o corpo. As formas de tratamento variam de acordo com o cromoterapeuta que podem ser através de luzes, águas, cristais, enfim cada um tem as suas técnicas para serem usadas conforme a necessidade de cada paciente. Invista na Cromoterapia e sinta-se melhor.
Cromoterapia como complemento no tratamento de algumas doenças
Podemos destacar os Egípcios, os Gregos, os Chineses e os Indianos no uso das cores para tratar e curar.
Anemia: Respirar e consumir alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos. Beber água solarizada vermelha diariamente.
Ansiedade: Tomar banhos de luz, azul e verde no corpo todo e beber água solarizada.
Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.
Azia: Tomar banhos de luz amarelo e verde, localizados.
Bronquite: Respirar a cor laranja e tomar suco de limão e laranja. Aplicar a luz laranja no estômago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.
Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.
Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.
Coceira: banhos de luz azul e verde ou compressas com água solarizada.
Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com água solarizada.
Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdome, durante 20 minutos, à noite e pela manhã.
Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.
Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.
Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.
Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, fazer gargarejos com água solarizada azul a cada 2 horas.
Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.
Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja.
Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e beber água solarizada azul.
Flatulência: Tomar, pequenas quantidades de água solarizada amarela entre as refeições.
Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo.
Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e beber água solarizada índigo, 2 vezes por dia.
Insônia: Aplicar a luz azul e índigo.
Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e beber água solarizada (3 copos por dia).
Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.
Rouquidão: Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.