Profecias Xamanicas
Apesar da profecia, no seu sentido mais amplo, fazer parte da arte do xamã, a previsão de acontecimentos futuros desempenhava um pequeno papel nas atividades do sacerdote ou, mais raramente, da sacerdotisa. O que todos os xamãs afirmavam era ter acesso a informação não disponível à restante Humanidade. Tal conhecimento provinha dos espíritos que os xamãs encontravam nas suas jornadas, dado que viajavam com o poder da mente, e a alma abandonava-lhes o corpo. As viagens dos xamãs conduzia-nos, por vezes, a reinos de deuses ou a partes distantes do mundo real. Com eles, traziam inteligência que podia ser utilizada em benefício da aldeia ou tribo.

Profecia Navajo
PROFECIA NAVAJO:
Quando o Tempo do Búfalo estiver para chegar a terceira geração das Crianças dos Olhos Brancos deixará crescer os cabelos e começará a falar do Amor que trará a Cura para todos os Filhos da Terra. Estas Crianças buscarão novas maneiras de compreender a si próprias e aos outros.
Estas Crianças de Olhos Brancos servirão como um sinal de que os nossos Ancestrais estão retornando em corpos brancos por fora, mas vermelhos por dentro. Eles aprenderão a caminhar novamente em equilíbrio na superfície da Mãe Terra, e saberão levar novas idéias aos Chefes Brancos.
Estas Crianças também terão de passar por provas, como acontecia quando ainda eram Ancestrais Vermelhos. Após o retorno do Búfalo, a geração que seguir à dos Filhos da Flor viveria o Amanhecer do Quinto Mundo da Paz.
O Quinto Mundo da Paz será como um pônei vacilante que, logo ao nascer, tentará se firmar em suas patas. Este movimento vacilante será sentido pela Mãe Terra, e ocorrerão mudanças no solo e nas águas. Este movimento provocará um novo tipo de emoções e de sentimentos entre os Filhos da Terra, o que apressará as mudanças.
Muitos Sonhos Coloridos serão trazidos para o Tempo de Dormir e para o Tempo do Sonho. As mudanças ocorridas na Mãe Terra trarão medo às suas Crianças, porém, mais tarde, conduzirão à Consciência da Unidade, no seio de Um-só-Mundo, Um-só-Povo.
Mitakuye Oyasin
Os cantos Navajo dizem que existem dois sinais do Espírito novo. O primeiro é um pontas da estrela Nine que virão do Oriente e unificar todas as raças e nações, com amor( É o povo da religião Baha'i). O segundo sinal será um grande chefe, também no leste, que vai usar um cocar de penas, com doze penas de um princípio espiritual que ele vai ensinar:
"No Dia da Unidade você vai caminhar em beleza, a beleza vai andar antes de você, a beleza vai andar atrás de você, você vai estar cercado pela beleza, através dos ensinamentos de um novo profeta de Deus, esses significados se tornará muito claro. Com essas coisas bonitas agora devemos ter mentes belas. Com mentes belas teremos lindos corações. Com o coração bonito, vamos falar em beleza. O discurso de todos os homens serão em beleza ... Aqueles que falam com o discurso bonito vai levar o mundo a beleza ... O centro deste discurso bonito vem de uma montanha sagrada ...

Outras Profecias
Outra profecia:
"As chuvas vão mudar a sua queda e os ventos irão alterar seu curso. E onde é verão, não haverá queda. E onde há queda, não haverá inverno. E onde não há inverno, não haverá primavera.
E no verão, os ventos vêm do Norte e do manto de pureza vai cair e os frutos vão morrer. E os animais que você levanta não serão capazes de pastar ... Estas são as mudanças que a mãe irá avisar-nos.
"Haverá grandes pragas que você não entende. Muitas destas pragas são nascidos de seus cientistas cujas intenções se deram mal. Seus cientistas deixar esses monstros soltos sobre a terra. Estas pragas se espalhou através de suas águas e através do seu sangue e através de seu alimento, porque você tem perturbado a cadeia natural através do qual sua mãe limpa a si mesma.
“Chegará o tempo que muitos espíritos dos povos vermelhos retornarão em outros corpos para transmitir os conhecimentos sagrados e lutar em defesa da Mãe Terra”

Profecia Navajo Sioux e outras tribos
Profecia Navajo, Sioux e outras tribos.
O Espirito me levou a outro lugar e falou:
Virá a fome antes e culparão a natureza.
O sol parecia estar maior e mais intenso, sem nuvens, pássaros, o ar parecia ainda mais espesso. Foi então que o céu parecia estar bravo e enormes buracos começaram a aparecer. Deles saiam um som estrondoso, e a própria Terra, as rochas e o solo tremeu. A pele do céu parecia estar rasgada como uma série de feridas abertas, e através destas feridas saiu um líquido que parecia ser uma infecção ..."
O céu em todas as terras será vermelho com o sangue do céu, dia e noite. É então que os filhos da Terra devem correr para os lugares selvagens e se esconder. Porque quando no céu o fogo sangrar, não haverá segurança no mundo do homem ...
A partir deste momento, quando as estrelas sangrar, e ao final assinar quarta será de quatro temporadas de paz. É nestas quatro temporadas que os filhos da Terra devem viver no fundo do lugar selvagem e encontrar uma nova casa, perto da Terra e do Criador. É só os filhos da terra, que irá sobreviver.

Encontro na Reserva Indígena com várias tribos - 1996
Encontro na Reserva indígena com várias tribos.
Em junho de 1996 foi realizado um encontro na Reserva indígena Yankton em South Dakota. O encontro foi convocado em resposta a uma visão recebida por um líder espiritual da Lakota Sioux, Xamãs e porta-vozes de uma dúzia de tribos vieram porque eles também tinham visto os sinais. Em seu discurso, o homem santo Sioux disse:
"Cada tribo de nativos americanos tem a suas raças ancestrais, e eles voltarão. Mudanças acontecerão o seu tempo se aproxima. O primeiro sinal é inundações, incêndios e terremotos e uma grande seca . Muitos vão morrer de fome. O Búfalo Branco está voltando. Existem quatro sinais.
Primeiro foi o recente nascimento de um bezerro de búfalo branco em um rancho Branco, cujo couro finalmente virou as outras cores das Quatro Nações . A Profecia segunda foi o nascimento de outro bezerro de búfalo branco de um fazendeiro Sioux, mas ele morreu ... A Profecia terceira era um bezerro branco, mas ninguém o estava ouvindo, mesmo com tanto sofrimento humano e morte. A Profecia Quarta será o grande Búfalo que virá visitar Santa Fé no Novo México.
O xamã Dakota Wambdi Wicasu aconselhou o recolhimento da seguinte forma:
"Eles estão aqui para nos ajudar ... Temos que ajudar a Terra a voltar ao equilíbrio. Judi Koteen transmitiu a seguinte profecia "Eu vou te dizer uma profecia que me foi dada por uma avó dos povos Seneca . Ela me disse que devemos trabalhar com as mulheres para ajudar a curar sua dor. Nestes tempos que estão chegando, ela me disse, temos de aprender a ajudar as mulheres a recuperar o seu poder. Se as mulheres não recuperarem o seu poder, é dito, o mundo estará perdido. Porque os homens já não agem como homens. Eles não são nobres e orgulhosos, e eles não possuem as palavras do Criador fecham seus corações.