top of page

Magia das Penas

Simbologia das Penas

A pena simboliza a sorte, a proteção, a fecundidade, a clarividência, a fantasia, a lua, a justiça, o poder, o pensamento.

 

Desde os tempos muito antigos, as penas eram coletadas após cairem voluntariamente das aves para usos mágicos.

 

Na Idade Média, a pena funcionava como uma espécie de oráculo e na medida em que uma pessoa que estivesse perdida,  ao soprar uma pena no ar, ela indicaria a direção e o caminho correto. Por isso, em muitas culturas, a pena simboliza a boa sorte, a proteção, a força do pensamento.

 

Para os povos primitivos as penas representavam um símbolo de poder, por exemplo, o cocar de penas de águia possuía uma simbologia mágica, de clarividência para quem o utilizasse. Além disso, a coroa de penas é considerada pelos índios, como a coroa radiada dos monarcas, é como se adquirissem através de seu uso, a qualidade solar da ave. Da mesma maneira nos rituais xamânicos de ascensão celeste, a pena simboliza a clarividência e a proteção.

 

Para os Astecas e os Maias, a pena está associado com a lua, e por isso, um símbolo positivo de sorte e fecundidade, visto que favorece as colheitas.  Os índios Zunis oferecem bastões com penas, chamados de "bastões de orações", para seus antepassados, para o sol e para a lua, eles colocam os bastões com arranjos de penas em lugares  sagrados como: plantações de milho, rios, montes e nas nascentes; assim, eles acreditam no poder das penas para levarem suas orações aos céus. Em outras palavras, as penas para eles, auxiliam na chegada das mensagens aos deuses a fim de obterem a proteção divina.

 

Nos mitos da Austrália e da Nova Guiné, utilizar penas é possuir o poder mágico dos pássaros, uma maneira de se transformar na ave e, por isso, a pena simboliza a fantasia, a clarividência, o poder. Para os Egípcios, a pena é o símbolo da justiça uma vez que nos pratos da balança era considerado o peso mais leve, contudo, suficiente para desequilibrar a balança.

 

Existia uma Lenda que o índio que praticava uma ação em benefício de alguém ou da aldeia, recebia uma faixa de couro (tiara), que era colocada em sua testa (chacra Frontal), sendo presa nesta tiara uma pena com a cor de acordo com a ação que realizará.

  

A pena Carijó aos que cuidavam das Armas

A pena Dourada era destinada aos Sábios e Conselheiros.

A pena Roxa simbolizava as caçadas importantes

A pena Verde aos que cuidavam das Plantas, Folhas e Frutos

A pena Branca era símbolo da Fé e do Amor

A pena Azul era dada àqueles que protegiam a Aldeia

A pena Vermelha aos grandes Guerreiros

 

 

 

 

Outras simbologias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PENAS DA ÁGUIA:

Penas sagradas, afastam as energias negativas e atraem as boas energias para o corpo de uma pessoa fragilizada. Leva os nossos pensamentos e as nossas preces ao grande espírito do céu. As suas penas têm um significado sagrado e muito particular, representando a essência sagrada das aves. São símbolo de paz.Utiliza-se as penas de águia sobretudo pra a tinta de sangue de dragão.

 

PENAS DE CUCO:

Representa a energia espontânea e imprevisível. Aumenta as habilidades em magia e a intuição.

 

PENAS DE FALCÃO:

As penas de falcão serviam aos xamãs a aumentar os seus conhecimentos de medicina. Serve para especificar e aumentar as coisas sobretudo nas áreas das plantas e medicina

 

PENAS DE MOCHO:

Utilizam-se sobretudo em rituais secretos de magia. Sabedoria e esoterismo.

 

PENAS DE PAPAGAIO:

Estas são raras, servem sobretudo para fins de enfeite em roupas de rituais e de danças. Têm por símbolo a comunicação e têm por reputação facilitar a tradução e a comunicação entre as diferentes tribos. (Lembre-se que é uma ave que fala e que aprende qualquer língua). A variedade de cores desta pena serve para representar o arco-íris, símbolo de paz e de prosperidade entre os Sioux do Lakota.

 

PENAS DE GALO

O galo e algumas raças de galinhas, possuem no centro da cauda duas penas longas e curvas. Estas penas são símbolo da Deusa e do Deus. São sagradas aos Deuses devido a sua forma que se assemelha muitas vezes a chifres de animais, assim como por serem do galo, símbolo ele mesmo da virilidade masculina. São também sagradas às Deusas devido a sua forma que se assemelha a uma foice, símbolo da lua crescente e decrescente, assim como da colheita dos grãos. Geralmente as Brancas são sagradas às Deusas e as pretas irisadas aos Deuses. Antigamente eram usadas pelos xamãs e podem substituir quaisquer outras penas.

 

fonte:http://wakan-tanka.bloguepessoal.com

 

ÁGUIA

ÁGUIA

CUCO

CUCO

FALCÃO

FALCÃO

GALO

GALO

MOCHO

MOCHO

PAPAGAIO

PAPAGAIO

Penas e suas cores

As qualidades mágicas das penas são determinadas pela sua cor dando o simbolismo e acrescentando poderes, conforme seu tipo.

 

 

Branca- penas brancas simbolizam a purificação, a espiritualidade, a esperança, proteção, paz e as bênçãos da lua.

 

Vermelha – penas vermelhas simbolizam a vitalidade física, a coragem, boa sorte e a vida.

 

Azul - penas azuis dão habilidades mentais, paz e proteção, e a percepção psíquica.

 

Amarela - penas amarelas dão alegria, vivacidade mental, prosperidade e bênçãos do seu dom.

 

Verde - penas verdes simbolizam dinheiro, prosperidade, crescimento, saúde e fertilidade.

 

Verde e vermelho juntos na mesma pena, penas mistas afetam questões financeiras.

 

Laranja - penas lartanjas trazem atração, energia e sucesso.

 

Rosa – penas rosas atraem o amor.

 

Cinza – penas cinzas simbolizam a paz e neutralidade.

 

Marrom – dão estabilidade e respeito, simbolizam a casa e aterramento.

 

Marrons listradas de preto – como as penas da cauda de um faisão, dá um equilíbrio entre a vida física e espiritual.

 

Marrons em faixas ou misturada com branco trazem felicidade e dão um tipo de proteção que permite que se vá perto de quem iria prejudicá-los.

 

Marrom com tiras vermelhas misturadas trazem a cura para os animais.

 

Preta - penas pretas dão a sabedoria mística que vem com a iniciação espiritual, e a introspecção mística.

 

Preto e branco misturado trazem união e proteção.

 

Preta misturado com roxo significa a profunda espiritualidade.

 

Preto, branco e azul misturada trazem mudanças.

 

 

 

Penas no Xamanismo

São usadas como símbolos espirituais por xamãs e sacerdotes, como símbolos de realeza para reis e chefes, para ornamentar, símbolos de cura, ou símbolos do poder sagrado.

 

 

 

O Reino dos pássaros é o ar que interliga o Paraíso com a Terra. São os pássaros que se movem entre ambos. Fazem o caminho entre a espiritualidade e a matéria. O ar em movimento é o vento que simboliza a o movimento e a capacidade de voar, nas asas da inspiração, intuição e criatividade

 

Pássaros podem freqüentemente ser considerados os símbolos da alma. Suas habilidades para voar refletem a habilidade dentro de nós para voarmos para novas qualidades, servir de ponte entre o céu e a terra, estimular grandes vôos de esperança, inspiração e idéias

 

Mais que tudo, as penas chegam como dádivas. elas vem do céu, do mar, das árvores, da relva, e até mesmo, como ilustram essas histórias, de lugares nunca habitados por aves. Elas nos chegam inesperadamente, mas com um propósito. Suas mensagens podem ser espantosas, reconfortantes ou repentinas, mas são sempre uma oportunidade para ver, para encontrar respostas a questões que nem sequer sabíamos que perguntávamos.

 

Tal qual quando levamos mensagens inspiradoras aos outros, enquanto simplesmente preenchemos nossas vidas, as penas trazem-nos essas mensagens. Elas lembram-nos de que caminhamos num mundo transbordante de significados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observe mais uma vez os padrões, os detalhes, as cores. Tudo pode ter um significado e a interpretação desse significado surgirá um dia...

...com toda a certeza...

...sem dúvida nenhuma...

...uma PAZ...que até faz...

...PENA...

 

fonte:http://wakan-tanka.bloguepessoal.com

RITUAL

 

A PENA QUE FALA

 

Entenda o que a lhe PENA diz

 

Maneje sua pena gentilmente, fazendo sua própria forma de alisamento, isto ajuda a distribuir os óleos naturais de suas mãos para a pena, alinhando com ela a sua energia.

 

Examine seus filamentos, desenhos e texturas e gentilmente percorra-os com os dedos, desde a haste até ao final.

 

Passe os filamentos da pena suavemente ao longo do seu rosto, de dentro para fora. Vai conseguir aumentar a sua sensibilidade ao toque, relaxar e a canalizar a energia para os canais mais carenciados.

 

Grupo Xamanismo Mestre Pena Branca & Aldeia de Luz Mestre Pena Branca. AHOOW!

bottom of page